Caiçara do Norte

História de Caiçara do Norte/RN

HISTÓRIA DA CIDADE

O primeiro proprietário da região salineira chamada Caiçara foi o Sargento-Mor Bento Gomes da Rocha. Em março de 1734, seu filho, o Capitão Inácio Gomes da Câmara tomou posse de três léguas de terras, que começavam no setor chamado Três Irmãos, estendendo-se até Água Maré e alastrando-se pelo sertão. A palavra Caiçara significa, na língua indígena, o semelhante a curral de gado.O povoamento de Caiçara foi crescendo e já na metade do século XVIII começou a dar sinais de desenvolvimento a partir do trabalho nas salinas e na pesca, da criação de gado e de várias plantações espalhadas pelas redondezas.No ano de 1844, o missionário frei João da Purificação, comandou a construção da Capela de Santo Antão Abade. As pedras usadas na construção da capela vieram da Ponta da Santa Cruz e a imagem, de acordo com os moradores mais antigos, pode ter vindo da Itália ou ter sido encontrada numa embarcação naufragada.
Em 1847, Caiçara foi elevada à condição de distrito de Touros, ganhando sua primeira escola no ano seguinte. O distrito tinha uma extensa rua, construída em sentido paralelo à chamada pancada do mar, ladeada de estaleiros improvisados, que serviam para salgar e secar o pescado.
Caiçara teve sua vida normal e em desenvolvimento até o ano de 1912, quando sofreu a invasão das areias das dunas, ficando praticamente soterrada. Com a Capela de Santo Antônio Abade sendo atingida pelas areias, a imagem do santo foi transferida, sob a coordenação do Padre João Clemente, para um prédio na localidade de São Bento.
Mas, apesar de todas as dificuldades promovidas pelo avanço das dunas, Caiçara manteve-se viva e logo voltou a crescer, ganhando uma nova escola em Maio de 1925. Posteriormente tornou-se distrito de São Bento do Norte e continuou sua prosperidade econômica, tendo como principal base a atividade desenvolvida pela famosa pesca do peixe voador.
No dia 16 de Julho de 1993, pela Lei nº 6.451, Caiçara desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com a denominação de Caiçara do Norte.
Em 1847, Caiçara foi elevada à condição de distrito de Touros, ganhando sua primeira escola no ano seguinte. O distrito tinha uma extensa rua, construída em sentido paralelo à chamada pancada do mar, ladeada de estaleiros improvisados, que serviam para salgar e secar o pescado.Caiçara teve sua vida normal e em desenvolvimento até o ano de 1912, quando sofreu a invasão das areias das dunas, ficando praticamente soterrada. Com a Capela de Santo Antônio Abade sendo atingida pelas areias, a imagem do santo foi transferida, sob a coordenação do Padre João Clemente, para um prédio na localidade de São Bento.Mas, apesar de todas as dificuldades promovidas pelo avanço das dunas, Caiçara manteve-se viva e logo voltou a crescer, ganhando uma nova escola em Maio de 1925. Posteriormente tornou-se distrito de São Bento do Norte e continuou sua prosperidade econômica, tendo como principal base a atividade desenvolvida pela famosa pesca do peixe voador.No dia 16 de Julho de 1993, pela Lei nº 6.451, Caiçara desmembrou-se de São Bento do Norte, tornando-se município do Rio Grande do Norte, com a denominação de Caiçara do Norte.Significado do NomeParece que a origem de tudo isso está no seu nome kai´sara, que na língua tupi significa estaca de proteção em volta das tabas das aldeias indígenas ou palhoça que abriga as embarcações.GentílicoNorte-caiçarenseAniversário da Cidade16 de Julhohspace=0 CARACTERÍSTICASClimaMuito quente e semi-árido, com estação chuvosa atrasando-se para o outono.Temperatura Média26,5 °Chspace=0 COMO CHEGARLocalizaçãoMacauLimitesNorte – Oceano AtlânticoSul – Jandaíra e ParazinhoLeste – São Bento do NorteOeste- GalinhosAcesso RodoviárioDistâncias149 km da Capital.hspace=0 TURISMOPrincipais Pontos TurísticosMorro RoncadorSepara a cidade do Farol de Caiçara, e nesse espaço está o melhor banho de mar, com águas tranqüilas e sem ondas fortes. É lá onde a população prefere o lazer nos finais de semana. Também nesse espaço estão localizadas as duas mais importantes pousadas da cidade e únicas com estrutura para receber um turista não muito exigente, a do Farol, com 12 apartamentos e a Paraíso das Florido.com seis.Farol Santo AlbertoSinaliza para os perigos da ponta do Golfo. Ele tem 32 metros de altura, pintado nas cores preto e branco e é um dos mais altos do litoral potiguar. Hoje é acionado automaticamente. Às praias do farol convergem as populações de São Bento do Norte e Caiçara do Norte. Ele é o ponto de referência de onde um acaba e o outro começa. O farol é dos dois e quando você sobe os degraus circulares hora fica num município e logo após no outro.


































Um comentário:

  1. Boa noite faz tempo que não vou aí em caiçara pós tenho muita lenblembra desta cidade meu pai pastor Elias Ferreira de Souza foi pastor nessa cidade no passado hoje ele está com o pai nosso Deus

    ResponderExcluir

postagem em destaque

Encerramento do 5°Ano do Dia Do Evangélico

Fabio Medeiros Raios de Luz  Encerramento do 5°Ano do Dia Do Evangélico em Caiçara do Norte/RN  Em nome de todos envolvidos nesse projeto, ...

postagens mais visitadas